Após um setembro marcado por um recorde no número de queimadas e um calor escaldante em boa parte do país, todo mundo se pergunta: como será em outubro? De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para o mês que chega nesta terça-feira (1º) a chegada de chuvas acima da média em grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Há chances de um retorno gradual das chuvas para a parte central do país, durante a segunda quinzena de outubro, de acordo com o instituto. No sudoeste do Amazonas e do Pará, bem como no norte de Rondônia, a precipitação também será ligeiramente acima da média - depois de a região viver a ocorrência de uma segunda seca histórica em dois anos consecutivos.
Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em grande parte do país, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso - principalmente em áreas do Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão.