O Dia do Sexo é celebrado todos os anos no dia 6 de setembro — uma brincadeira com a posição sexual 69. Motéis e sex shops se reúnem para oferecer promoções e lucrar com a data. Em Belo Horizonte, uma marca também aproveita o momento para distribuir camisinhas e vibradores gratuitamente.

A marca de bem-estar sexual mineira A Sós estará em quatro pontos da capital a partir das 16h para entregar os brindes: na praça Sete, na praça da Liberdade, no Mercado Novo e na rua Sapucaí. Ela também levará a ação ao Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, evento patrocinado por ela na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). Serão 300 preservativos e cem vibradores.

Os vibradores distribuídos são do tipo Personal a Sós, descrito pela empresa como um aparelho “dotado de um motor potente e altamente silencioso, que proporciona uma sensação única e mista de prazer e excitação extrema”. Qualquer mulher maior de 18 anos poderá levar um, enquanto restarem unidades. Homens também poderão pegar camisinhas. 

Dia do Sexo também é de prevenção

Deixadas de lado as oportunidades comerciais da data, o Dia do Sexo também é uma data utilizada por instituições de saúde para reforçar a educação sexual. Dados do Ministério da Saúde demonstram, por exemplo, que, enquanto a incidência do HIV tem diminuído no país de forma geral, está aumentando entre os homens de 15 a 29 anos. Ao mesmo tempo, crescem os casos de sífilis entre homens, mulheres e gestantes.

São cenários combatidos com uso de preservativo — que, segundo outros dados do Ministério da Saúde, não está no patamar ideal no Brasil. Cerca de 60% dos brasileiros maiores de idade afirmam nunca ter utilizado camisinha nas relações sexuais.

Preservativos masculinos e femininos podem ser retirados gratuitamente em unidades de saúde de Belo Horizonte, que também distribuem lubrificante. De janeiro a agosto deste ano, a prefeitura distribuiu 4,3 milhões de camisinhas na cidade.