Uma bebê, que foi levada para a Europa ainda recém-nascida no final de 2023, foi trazida de volta para o Brasil pela Polícia Federal nesta segunda-feira (24). O resgate e a repatriação da bebê brasileira, hoje com 1 ano e 4 meses, aconteceu graças a uma investigação em conjunto com a Polícia Judiciária de Portugal.
A criança repatriada foi vítima de um esquema de tráfico internacional de pessoas, de acordo com a PF. Ela teria sido levada para a Europa por um empresário português, mas logo localizada pela polícia portuguesa.
Mesmo com documentos falsos sobre a nacionalidade do bebê, os policiais verificaram que ele havia nascido no Brasil e que um processo de repatriação deveria ser realizado.
Para que a mudança ocorresse da maneira menos impactante possível para a criança, a família que a acolheu em Portugal durante as investigações está em contato com as pessoas que a estão recebendo no interior de São Paulo.
O processo para repatriação seguiu o Protocolo de Palermo, de 2004, que combate o tráfico internacional de pessoas. "O retorno deste bebê ao Brasil simboliza não apenas o sucesso da cooperação entre os órgãos envolvidos, mas também a esperança renovada de um futuro seguro e protegido, com a crença de um recomeço de uma nova história com acolhimento e reconstrução", explica a PF.