O Ministério da Saúde resolveu entrar na polêmica envolvendo Jojo Todynho e Cariúcha nos último dias nas redes sociais. A pasta decidiu se posicionar de forma inusitada: publicou uma cartilha rebatendo as declarações de Jojo e reforçando a importância do SUS para a saúde da população brasileira. O órgão usou o famoso bordão da cantora -- "Que tiro foi esse?" -- para ironizá-la e ainda fez um trocadilho com seu nome: "Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS". Assista:
O Ministério da Saúde resolveu entrar na polêmica envolvendo Jojo Todynho e Cariúcha nos último dias nas redes sociais. A pasta decidiu se posicionar de forma inusitada: publicou uma cartilha rebatendo as declarações de Jojo e reforçando a importância do SUS para a saúde da… pic.twitter.com/8t7j1AS5jp
— O Tempo (@otempo) April 13, 2025De quebra, o post ainda elogiou a atitude de Cariúcha, usando o slogan da apresentadora: "Sou toda natural, bonita pra caramba." O episódio começou com as críticas da campeã de A Fazenda 12 às pessoas que defendem o Sistema Único de Saúde durante entrevista a um podcast. A apresentadora do Fofocalizando, do SBT, rebateU os comentários sem citar diretamente a cantora: "A cirurgia do estômago não diminuiu só o tamanho da pessoa. Diminuiu também o cérebro".
Importância do SUS
Na cartilha, além de enumerar as atribuições do SUS, o Ministério destacou que o sistema é referência no Brasil e inspiração para o mundo, citando iniciativas como a Estratégia de Saúde da Família, o combate ao HIV/Aids e o programa de controle do tabagismo.
"O SUS também tem inspirado outros países, como o Reino Unido, que avalia implantar uma estratégia relacionada à Saúde da Família, com atuação de agentes nas comunidades. O SUS é para todos nós! Mesmo quando você não percebe, o SUS está lá -- gratuito, universal e essencial", concluiu a publicação.
Emagrecimento de Jojo
Jojo Todynho, 28, que perdeu mais de 80 kg, lançou um curso para ajudar outras mulheres a emagrecer. A influenciadora passou por uma cirurgia bariátrica em 2023, lipo nas pernas e abdominoplastia associada a lipoescultura em julho do ano passado, além de adotar uma rotina fitness. Agora, ela está ajudando mulheres a perderem peso com um curso, o que tem gerado críticas nas redes sociais.