Trabalhadores em todo o Brasil terão folga nesta quinta-feira (1º) em comemoração ao Dia do Trabalho. A data, considerada feriado nacional, tem origem nas manifestações operárias ocorridas nos Estados Unidos durante a revolução industrial, quando trabalhadores reivindicavam jornada de 8 horas diárias e melhores condições laborais.
Dos seis feriados nacionais restantes no ano, apenas dois cairão em dias úteis, permitindo possíveis emendas com finais de semana. As próximas pausas em dias de semana ocorrerão em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e em 25 de dezembro, Natal. Ambas as datas caem em quintas-feiras.
O calendário de 2025 também inclui feriados nacionais que coincidirão com outros dias da semana, como a Proclamação da República (15 de novembro), que cairá numa segunda-feira. Já outros três feriados nacionais ocorrerão no final de semana: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), todos em domingo.
Estados e municípios podem estabelecer feriados adicionais conforme suas legislações específicas. Um exemplo é o Corpus Christi, considerado ponto facultativo em diversas localidades, com a liberação do expediente ficando a critério de cada instituição. Este ponto facultativo ocorrerá em 19 de junho, também numa quinta-feira.
Belo Horizonte, por exemplo, terá um feriado municipal em 15 de agosto, dia da padroeira da capital, Nossa Senhora da Boa Viagem, que em 2025 cairá numa sexta-feira, proporcionando um fim de semana prolongado para os moradores da capital mineira.