Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram desconto de mensalidade associativa não autorizado no contracheque de abril terão o dinheiro devolvido em maio, garantiu o instituto por meio de nota. Além disso, o órgão informou que formalizou a suspensão de convênio com as 11 associações investigadas - e, dessa forma, os descontos não serão mais feitos. 

A decisão foi tomada após divulgação dos resultados da Sem Desconto, operação da Polícia Federal que revelou um amplo esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões. 

De acordo com o INSS, a devolução dos descontos associativos não reconhecidos pelos beneficiários – ocorridos antes de abril de 2025 – será avaliada por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU) que tratará do tema.

“Como os descontos foram suspensos, os segurados não precisam solicitar o cancelamento. Também não é necessário ir até uma agência do INSS. Das 11 entidades investigadas pela CGU, somente uma teve acordo assinado em 2023. As demais são de 1994, 2014, 2017 (2), 2021 e 2022 (5). Como é possível observar, esses descontos vinham ocorrendo em governos anteriores. Na atual gestão, ações imediatas foram tomadas” afirmou o INSS.