A Polícia Militar de São Paulo prendeu, nesta segunda-feira (7), um homem suspeito de envolvimento com a tentativa de sequestro do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) em 2023. O foragido foi encontrado em Osasco, na região metropolitana da capital paulista.
O homem foi identificado como Jeferson Daniel Florêncio de Araújo, de 44 anos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, ele foi encaminhado à sede da Polícia Federal (PF), que é o órgão que investiga o caso. O homem foi parado pela polícia em patrulha de rotina do batalhão de choque da PM.
Ao consultar sua identidade, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão em aberto contra ele por outro crime: ele teria agido no roubo de um avião no aeroporto de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 2024. O assalto ao avião terminou com dois mortos, um policial e um suspeito. A suspeita é que o crime esteja relacionado à cúpula de uma facção criminosa, cujo nome não foi revelado.
O PCC planejou sequestro e extorsão de Sergio Moro em 2023 para conseguir a transferência de chefes da facção para presídios federais. No julgamento que condenou oito pessoas pela tentativa, a juíza da Vara Federal em Curitiba disse que o plano só não foi concretizado porque a PF agiu antes. Além de Moro, havia outras autoridades na mira da facção, como o promotor do Tribunal de Justiça de São Paulo Lincoln Gakiya.