O dia 9 de julho é feriado para pelo menos 46 milhões de brasileiros. A data não é um feriado nacional, mas é um feriado estadual celebrado em todo o estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil.

O feriado de 9 de julho é referência à Revolução Constitucionalista de 1932, um dos maiores acontecimentos da história paulista. Na década de 30, parte da população se revoltou contra o governo de Getúlio Vargas. O movimento durou três meses e opôs civis às forças do Estado, culminado em 934 mortos, de acordo com os registros oficiais.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi derrotada pelo governo federal, mas se tornou um símbolo do civismo paulista. Além de ser um feriado nacional desde 1997, por decisão do então governador Mário Covas, a data batiza avenidas e ruas espalhadas pelo estado de São Paulo, inclusive uma das principais vias na capital, próximo à Paulista.

Leia também. Lula propôs novo feriado nacional em julho? Entenda aqui

Qual é o próximo feriado nacional com folga?

Os próximos quatro feriados nacionais caem em fins de semana. Confira quais são:

  • 7 de setembro (domingo) - Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (domingo) - Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (domingo) - Finados;
  • 15 de novembro (sábado) - Proclamação da República.

O dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, é o próximo feriado nacional com possibilidade de folga, pois cai no domingo. Depois dele, resta somente o Natal, que em 2025 cai na quinta.