Um grupo de homens cristãos, Legendários, foi atacado na sexta-feira (15) por um enxame de abelhas durante um evento em Caldas Novas (GO). Dezenas de integrantes foram picados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Samu foi acionado para prestar os primeiros socorros. Outros três médicos que estavam no local também ajudaram no atendimento às vítimas.

Dez pessoas foram encaminhadas para unidades de saúde. O paciente em estado mais grave precisou receber oxigênio por cateter na UPA de Caldas Novas. Ele foi liberado na noite de ontem, informou a secretaria de saúde.

Evento de quatro dias e três noites terminou neste sábado (16). O grupo postou uma série de fotos e vídeos em seu perfil no Instagram, mesmo após o ataque de abelhas. Nenhuma menção ao incidente foi feita.

O que são os Legendários?

Grupo cristão voltado para homens visa "resgatar casamentos e mudar vidas". Em suas redes sociais, o grupo publica vídeos de eventos com pregações religiosas e atividades físicas de impacto. "Vai doer? Vai. Vai sofrer? Vai. Mas Deus vai colocar pessoas como estes homens aqui para te dar sustento", diz uma passagem dos exercícios.

O grupo se apresenta como um movimento que busca a transformação de homens, famílias e comunidades. Essas mudanças ocorrem por meio de experiências que ajudam os homens a encontrar sua melhor versão e potencial. "Devolvemos o herói a cada família, uma declaração que temos como Legendários é de que somos homens inquebrantáveis diante do pecado, mas quebrantados diante de Deus", informa o texto.

O movimento foi fundado em 2015 por um pastor na Guatemala. Chepe Tupzu, da Igreja Casa de Deus, é formado em Administração de Empresas e autor do livro "A Rota do Caçador" (Editora Relevantes), considerado um "guia definitivo para homens com fome de conquista".

O grupo chegou ao Brasil em 2017. Atualmente, está presente em 13 países. O Brasil é o segundo com maior número de participantes, depois apenas da Guatemala. O grito de guerra dos Legendários, "ahu", é a sigla das palavras amor, honra e unidade.

Como são os acampamentos do grupo?

Participantes ficam incomunicáveis durante atividades. Eles são orientados a levar barracas, sacos de dormir, mochila, isolantes térmicos e outros itens. A Bíblia é item obrigatório.
Inscritos devem apresentar atestado médico. O documento deve apontar que o participante tem aptidão para atividades físicas.