As investigações da Polícia Federal revelam que o ex-deputado estadual Tiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, tinha posição de destaque dentro do Comando Vermelho (CV). Ele não apenas atuava como representante político da facção, mas também integrava o chamado “Núcleo de Liderança” do grupo criminoso. As informações estão detalhadas no documento em que a prisão de TH é decretada pela Justiça Federal.
A Polícia Federal aponta que o ex-parlamentar era responsável por intermediar negociações de armas ilegais e atuava como operador financeiro da quadrilha. Em interceptações, a polícia identificou sua participação em diversas operações de câmbio feitas com recursos do tráfico de drogas. As informações foram divulgadas inicialmente por g1 e O Globo.
As investigações mostram ainda que, em abril do ano passado, TH teria sido acionado por Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixão, apontado como traficante, para converter R$ 5 milhões em dólares. Uma imagem obtida pela polícia mostra o ex-deputado deitado sobre uma cama coberta por notas de dinheiro. As conversas monitoradas confirmam que esses valores estavam ligados a Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, líder do CV no Complexo do Alemão.
Matéria em atualização.