O mundo está "fast". E, quando o assunto é beleza e saúde, as pessoas têm mais pressa ainda. Tamanha necessidade de conseguir resultados rápidos em prazos estreitos está levando as pessoas a compulsões por mágicas em suas vidas.
Talvez por isso mesmo a empresária Cristiana Arcangeli tenha apostado em um seguimento igualmente "fast": os aliméticos - fórmula que, segundo ela, combina alimentos "saudáveis" e cosméticos.
Os especialistas alertam: não há nenhuma comprovação científica de que esse tipo de produto funcione. Mas há demanda. Tanto que a marca Beautyin, lançou, neste mês, dois produtos que prometem resultados estéticos: a Beauty Drink e a Beauty Candy.
A Barry Callebaut, fabricante de chocolates, também colocou no mercado um chocolate que promete combater o envelhecimento da pele e acabar com as rugas - o Acticoa.
A Beauty Drink vem com a exclusiva tampa "twist cap", um mecanismo que concentra todos os ativos da bebida dentro da tampa, separando-os 100% da água. Ao girar a tampa, o pó concentrado cai na água, dissolve-se e se transforma na Beauty Drink. "Esse processo garante uma fórmula 100% livre de conservantes, além de ter zero açúcar, zero gordura, baixíssimo teor de sódio e muitas vitaminas, minerais, proteínas, aromas naturais e frutas orgânicas", diz a empresária, através de material de divulgação. Segundo ela, os resultados foram comprovados pelos "centros de pesquisa, renomadas empresas nacionais e internacionais, bem como por laboratórios de pesquisa em eficácia clínica da Europa e Ásia".
Samantha Macedo, nutricionista da Equilibrium Consultoria, empresa que atesta os efeitos anunciados nos produtos, diz que a linha Beauty Drink não promete efeito instantâneo. São quatro linhas voltadas para a beleza e quatro para o bem-estar. "A bebida contém extrato de frutas, vitaminas e minerais". Cada garrafa custa R$ 7. O efeito, segundo ela é cumulativo. "A dose recomendada é de duas garrafas por dia, e o efeito depende de uma alimentação adequada e hábitos saudáveis", diz.
Já as balas (o pacote com 150 g custa R$ 18) são feitas de colágeno e vitaminas. A pessoa deve chupar 20 unidades por dia, o que equivale a 4 g colágeno, que vão "atuar a longo prazo na parte estrutural da pele, dando firmeza e sustentação. O produto não vai fazer milagre, mas é um alimento com função cosmética".
O Acticoa contém, segundo o fabricante, antioxidantes naturais que protegem a pele de radicais livres prejudiciais. De acordo com a Barry Callebaut, estudos mostraram que o consumo de apenas 20 g do chocolate por dia podem ajudar a prevenir as rugas porque o produto hidratada e melhora a elasticidade da pele.
"A população compra a ideia de caloria zero, gordura zero e tudo zero, esquecendo-se dos nutrientes que são realmente importantes. Produtos como esses não têm a comprovação científica que justifique sua utilização e não informam sobre a quantidade de nutriente existente no produto nem qual quantidade é absorvida. Vejo a nutrição como ciência e não como comércio. Os campeões de nutriente são as frutas, legumes e verduras", sentencia o nutricionista funcional Fernando Aislan.
A dermatologista Maria Silvia Laborne também alerta que a saúde e a beleza estão ligadas a uma dieta saudável, que pode ser obtida através de uma alimentação balanceada. "O produto em pauta é mais uma tentativa de enganar os incautos", pontua a dermatologista, que defende alimentos saudáveis como fórmula de beleza.
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