Cuidados

ATENÇÃO: Confira 10 dicas para evitar quedas de idosos

Na terceira idade, tropeções podem ter consequências graves e geralmente acontecem em casa

Por Guilherme Gurgel
Publicado em 23 de fevereiro de 2024 | 03:00
 
 
 
normal

Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% dos acidentes relacionados a quedas de pessoas com mais de 65 anos ocorrem no ambiente domiciliar. Há um ano e meio, após a mãe ter sofrido uma queda em casa, aos 85 anos, e ter ficado com sequelas permanentes, a designer de interiores Marcela Teixeira, de 57, passou a focar seu trabalho em soluções para que as residências possam ser mais funcionais, acolhedoras e seguras para pessoas da terceira idade: “A gente adapta a casa quando a criança é pequena, com protetor na tomada, cama mais baixa. A gente não pensa na casa para o idoso. Temos que olhar de forma mais amorosa para esse público”.

Segundo ela, com poucas interferências, é possível gerar um impacto muito positivo na saúde e bem-estar do idoso. “Não precisamos colocar na velhice esse peso que normalmente tem, pode ser um momento de beleza e harmonia com o ambiente em que se vive. Isso é saúde”, reforça Marcela.

A mudança não está apenas em colocar barras de metal para apoio nas paredes. “Podemos pensar em pequenas mudanças e no que é mais adequado: um móvel com quina ou redondo? Os puxadores dos armários, por exemplo, podem ser substituídos por cavas”, ressalta.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia trabalha com a campanha Casa Segura, que orienta as pessoas sobre como implementar mudanças que aumentem a funcionalidade das residências para idosos. A cartilha ressalta a importância de áreas como engenharia, arquitetura e design terem o olhar voltado para esse público.

Confira 10 dicas e tenha um lar sem armadilhas

1- Barras de segurança devem ser instaladas, principalmente dentro do box do banheiro e próximo a privada, já que são locais em que o idoso está mais propenso a se desequilibrar e cair.

2- No vaso também pode ser adaptado um assento especial, que aumenta a altura da privada, evitando que o idoso se abaixe muito ao sentar.

3- Evite objetos no caminho que podem levar o idoso a tropeçar, como tapetinhos, fios de abajur e pequenos móveis.

4- Priorize pisos antiderrapantes.

5- Troque os “chinelos de dedo”, que sejam somente de encaixe, por modelos que prendam também atrás do pé.

6- Deixe a casa bem iluminada, principalmente no quarto, já que os idosos podem levantar à noite para ir ao banheiro. Uma boa ideia é instalar um abajur ou interruptor próximo à cama, para que a pessoa não precise se levantar no escuro.

7- Na cama, a altura adequada é aquela que permite que a pessoa encoste os pés no chão, enquanto está sentada.

8- Adapte os utensílios de uso diário em uma altura que o idoso não precise se abaixar para alcançar.

9- Janelas devem ter um sistema de abertura sempre para dentro ou de correr, sem abrir para fora.

10- Prevenção:
Um dos motivos para que as pessoas na terceira idade sofram mais com as quedas é a osteoporose. Para garantir um tratamento adequado, é importante que o diagnóstico seja feito com antecedência, principalmente para mulheres, após entrarem na menopausa.

A prática regular de exercícios físicos e a alimentação adequada também contribuem para fortalecer os músculos e os ossos. Alimentos ricos em cálcio, como leites e derivados, e verduras de folhas escuras são aliados nessa prevenção.

Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico; Ministério da Saúde; pesquisa direta

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!