Um estudante brasileiro aparece em um vídeo viralizado nas redes sociais ofendendo uma jovem americana com xingamentos em português. O capixaba Lorenzo Avanzi Catto, de 19 anos, aparece nas imagens dentro de um carro com a mulher. "Essa é a vadia que eu vou comer hoje", diz o brasileiro.

Em seguida, ele faz com que a jovem fale: "Diga oi, vagabunda". A jovem não entende o que foi dito, tenta tapar o rosto, e e depois responde apenas com um "oi", em inglês. Depois, o brasileiro ainda chama a americana de "desgraça".

Catto é de Vila Velha, no Espírito Santo, e está nos Estados Unidos desde fevereiro de 2018, onde atua como goleiro do time de futebol da Universidade da Carolina do Sul Upstate (USCUpstate).

Ele chegou a fazer parte do time da Next Academy, especializada em intercâmbio esportivo. A empresa se pronunciou por meio de nota sobre o caso e diz repudiar a atitude do rapaz. "Ressaltamos que tal comportamento é completamente contrário ao que pregamos na Next Academy e que nosso trabalho é vinculado à educação e ao esporte, sempre pautado pelo respeito", diz.

Segundo a Next Academy, ele não tem mais vínculos com a empresa, apesar de aparecer com uma camiseta do time em uma foto nas redes sociais. "Desde que conseguiu a bolsa e embarcou para os EUA, passou a ter vínculo apenas com as suas respectivas instituições de ensino. Vale ressaltar que, no período em que esteve em treinamento conosco, jamais tomamos conhecimento de qualquer atitude deste gênero por parte do atleta", diz a nota.Imagem do perfil de Lorenzo no site da universidade

Depois da repercussão do caso, usuários foram até as páginas da USCUpstate nas redes sociais para cobrar uma atitude. "Um de seus alunos, Lorenzo Avanzi Catto, desrespeitou uma mulher americana, dizendo ofensas em português que ela não entende. Por favor, faça algo em relação a isso", escreveu uma mulher.

Lorenzo excluiu seus perfis nas redes sociais. A página com os dados dele no site de atletas da Universidade da Carolina do Sul Upstate também foi retirada do ar.