O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que aplique uma multa de R$ 100 mil ao governo federal após o presidente Jair Bolsonaro caminhar por ruas do Distrito Federal. O presidente saiu pelas ruas de Ceilândia e Taguatinga nesse domingo (29).Em pronunciamento nesta segunda-feira (30), o presidente voltou a questionar o isolamento social em decorrência da pandemia de coronavírus.. As informações são da "BBC".

Em pedido à 1ª Vara Federal de Duque de Caxias (RJ), o MPF disse que Bolsonaro descumpriu uma decisão judicial da mesma vara - tomada na sexta-feira (27) - que havia determinado que a União se abstivesse "de adotar qualquer estímulo à não observância do isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)".

Diante do pedido, a Justiça deu prazo de 24 horas para que a União se manifeste.

Passeio

Eram poucos os estabelecimentos abertos em Brasília,  porque as cidades do Estado cumprem decreto do governador, Ibaneis Rocha (MDB), que determina o fechamento de lojas e shoppings para evitar a circulação das pessoas e tentar controlar a propagação da Covid-19.

As publicações no Twitter da visita foram excluídas pela rede social.

Bolsonaro, na semana passada, defendeu o chamado "isolamento vertical", quando apenas idosos e pessoas com doenças crônicas ficam isolados.