Trabalho

Coronavírus: o que o vendedor pode fazer em épocas assim, especialistas dizem

Para alguns profissionais, as visitas presenciais são necessárias para alavancar vendas, no entanto, com as restrições impostas, outros caminhos terão que ser tomados

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 17 de março de 2020 | 10:24
 
 
 
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Com o agravamento da crise ao ponto da Organização Mundial da Saúde declarar o coronavírus (COVID-19) como pandemia, empresas e organizações do mundo inteiro têm limitado as atividades de seus colaboradores. Umas das medidas é  incentivar o trabalho via home office. Porém, o que os profissionais que atuam na área comercial, sejam vendedores, televendas e representantes comerciais podem fazer neste momento?

A reportagem foi pesquisar o assunto com um especialista em vendas, o Prof Isaac Martins, mestre em Comunicação Organizacional e autor de vários livros, incluindo o Máquina de Vendas por Telefone na era digital. Martins alerta que "infelizmente em alguns segmentos as metas precisarão ser revistas e que os gestores da área de vendas terão que se adaptar". A verdade é que para alguns profissionais, as visitas presenciais são necessárias para alavancar vendas, no entanto, com as restrições impostas, outros caminhos terão que ser tomados. O professor Isaac apontou alguns caminhos, que são:

Uso do telefone

Em situações de risco, onde as visitas aos clientes são evitadas, a ideia é usar o telefone, afirma Martins. “O telefone é um meio de comunicação muito eficaz, através dele o profissional de vendas pode aumentar sua performance. Porém, não basta pegar o telefone e sair ligando, há necessidade de montar uma abordagem ou script para que as ligações sejam mais assertivas”, completa o especialista.

Autor do livro A Bíblia do Televendas, Martins aponta alguns dos objetivos dessa ligação. “Pode-se ligar para relacionar com os clientes atuais, fazer novos pedidos ou até mesmo prospectar futuros clientes. É claro que a maioria dos vendedores já usam o telefone para se relacionar, no entanto, o incentivo aqui é usar de maneira mais sistêmica.” É preciso ter conhecimento e a melhor forma é investir em um curso. O curso on-line de Como Vender por Telefone é uma ótima opção.

Importância da base de contatos

Além de usar o telefone para contatar os clientes, é bom aproveitar o momento do trabalho home office para capturar novos prospects. Faça uma pesquisa minuciosa do público alvo, target e persona. O que importa não é a quantidade de contatos achados, mas sim a qualidade. “Essa pesquisa pode ser no próprio Google, no Instagram, no Facebook e também no LinkedIn. Peço para os vendedores acharem 15 contatos alvos diariamente, se o vendedor chegar próximo a esse número seus resultados pós coronavírus (COVID-19) serão surpreendentes”, ressalta o prof. Isaac Martins.

WhatsApp

De acordo com a pesquisa Mensageria no Brasil – Fevereiro 2020, publicada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, 76% dos brasileiros usam de maneira comercial, 61% recebem promoções e 54% compram pelo APP. Em vista disso, o WhatsApp é a maior arma para quem vai trabalhar via home office na época de surto do coronavírus (COVID-19).

“O WhatsApp tem recursos que podem mudar o cenário comercial na era digital”, comenta Martins. Hoje são milhões de mensagens de compra e venda a cada momento. Pesquisas apontam que a maioria dos usuários brasileiros não usam todos os recursos disponíveis pelo aplicativo. O curso on-line de Como vender pelo WhatsApp (http://institutoim.com br/cursos/whatsapp/), apresenta funções que quando utilizadas aumentam a produtividade e vendas, esclarece Martins. “Os profissionais de vendas podem usar a camada de vídeo para realizar visitas virtuais, a criação de um grupo estratégico com os clientes para manter o canal de comunicação aberta e até mesmo usar os status para vender mais” explica o professor.

O incentivo é mais uma vez investir em conhecimento. Hoje os vendedores já usam o WhatsApp no seu dia a dia, porém com mais informações conseguirão acelerar a performance.

O especialista em vendas listou algumas atividades que os vendedores podem fazer nesse período turbulento coronavírus (COVID-19):

Utilizar o telefone para se relacionar com os clientes,

Realizar ligações para toda a rede de contatos, mesmo os inativos e inadimplentes,

Ter uma lista de prospecção e entrar em contato buscando obter avanços,

Utilizar todas as ferramentas do WhatsApp,

Enviar e-mails para toda a base de dados,

Realizar chamadas de vídeos,

Agendar reuniões pelo Skype,

Ter uma agenda diária das atividades para manter o foco,

Todos os dias reportar as atividades realizadas para o gestor,

Aproveitar esse período para fazer cursos on-line.

O professor Isaac faz um grande alerta: "cuidado para não deixar esse assunto tomar conta da sua vida! Por mais grave que seja, alimentar a mente o dia todo com informações, pode deixar o profissional desanimado e impedir a produtividade." Martins argumenta que a confiança e automotivação do vendedor é fundamental para o sucesso e que as notícias podem afetar nisso.

O fato é que a coronavírus (COVID-19) está mexendo com a vida de todos. Esperamos que os contratempos desse vírus sejam os menores possíveis, mas não podemos perder a esperança de que vamos superar. É preciso confiar que em breve tudo voltará a ser como antes.

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