Igreja Católica

Dia do Padre é celebrado nesta quinta, 4 de agosto: entenda a origem da data

Ddata é uma comemoração da festa de São João Maria Vianney, dia em que o Papa Pio XI proclamou o santo como padroeiro de todos os padres

Por O TEMPO
Publicado em 04 de agosto de 2022 | 09:54
 
 
 
normal

Nesta quinta-feira, 4 de agosto, é celebrado o Dia do Padre no Brasil. A origem da data é uma comemoração da festa de São João Maria Vianney, dia em que o Papa Pio XI proclamou o santo como padroeiro de todos os padres. São João foi canonizado em 1925 e foi um dos conselheiros do mundo católico.

São João Maria Vianney nasceu em Dardilly, na França, em 1786, e enfrentou o difícil período em que o país foi abalado pela Revolução Napoleônica. De acordo com o site canção nova, ele era um “camponês de mente rude, proveniente de uma família simples e bem religiosa”, mas, desde cedo, percebeu a sua vocação religiosa. 

Ainda de acordo com o site, “ele era um cristão íntimo de Jesus Cristo, servo de Maria e de grande vida penitencial, tanto assim que, somente graças à vida de piedade é que conseguiu chegar ao sacerdócio, porque não acompanhava intelectualmente as exigências do estudo do Latim, Filosofia e Teologia da época (curiosamente começou a ler e escrever somente com 18 anos de idade)”.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!