AMAZÔNIA

Embaixada pede desculpas à família de Dom Phillips por erro sobre corpos

Embaixador Fred Arruda enviou mensagem aos familiares do jornalista afirmando reiterando que as informações de localização não procedem

Por Simon Nascimento
Publicado em 14 de junho de 2022 | 16:18
 
 
normal

O embaixador brasileiro no Reino Unido, Fred Arruda, enviou uma mensagem à família do jornalista Dom Phillips pedindo desculpas pelo erro ao afirmar, nesta segunda-feira (13), que os corpos do repórter e do indigenista Bruno Araújo Pereira, desaparecidos desde 5 de junho, teriam sido encontrados amarrados a uma árvore na Amazônia.  

A retratação foi noticiada pelo jornal The Guardian, periódico ao qual Phillips presta serviço. Logo após a notícia de que os corpos teriam sido encontrados, a família do jornalista comunicou o caso à imprensa. Mas em seguida a Polícia Federal emitiu nota negando a localização.

“Lamentamos profundamente que a embaixada tenha passado à família ontem informações que não se mostraram corretas”, disse Arruda. Conforme o diplomata, uma equipe criada na embaixada de Londres para responder aos desaparecimentos foi “enganada” por informações recebidas de “oficiais investigadores”.

“Pensando bem, houve precipitação por parte da equipa multi-agências, pelo que peço desculpa de todo o coração”, acrescentou Arruda, O embaixador ainda afirmou à família que a operação de busca vai continuar “sem poupar esforços”. “Nossos pensamentos permanecem com Dom, Bruno, vocês e os outros membros de ambas as famílias”, complementou o diplomata brasileiro. 

O caso 

O jornalista Dom Phillips, 57, e o indigenista Bruno Pereira, 41, estão desaparecidos há mais de uma semana. Eles foram vistos pela última vez na manhã de domingo (5), na terra indígena Vale do Javari, no Amazonas. O caso mobilizou a sociedade civil e ganhou repercussão internacional.

As autoridades à frente das investigações ouviram seis pessoas e apuram a possível relação com o caso de um pescador preso na terça-feira (7) por porte de munição ilegal. As Forças Armadas, as forças de segurança do Amazonas e a Polícia Federal seguem as buscas pelos desaparecidos. 

No último domingo (12), foram encontrados pertences pessoais da dupla, como documentos, mochilas e roupas. A Polícia Federal (PF) também afirma ter encontrado “material biológico” na região que foi encaminhado para perícia. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!