Uma das grandes novidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 é a implementação do Enem Digital, que terá início neste ano e será feita de forma progressiva. Em Minas, 12 cidades vão receber esse modelo de aplicação. Nela, o candidato ainda precisa se deslocar a um dos locais designados pelo Ministério da Educação (MEC). As provas não poderão ser realizadas em computadores pessoais. 

Segundo previsões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a consolidação desse modelo deve acontecer até 2026, com aplicação digital para todos os participantes. Em Minas Gerais, neste ano, 12 cidades estão aptas a aplicar provas nesse sistema.

No Estado, as cidades selecionadas são: Alpinópolis (546 vagas), Araxá (593), Belo Horizonte (8.133), Contagem (722), Ipatinga (470), Itajubá (772), Juiz de Fora (3.095), Montes Claros (688), Passos (738), Poços de Caldas (544), Sete Lagoas (481) e Uberlândia (595).

Em 2020, serão oferecidas 100 mil vagas para a participação no Enem Digital, distribuídas em municípios específicos. Portanto, não há vagas para todo o Brasil e o participante deve levar isso em conta na hora da escolha. As provas na versão online serão aplicadas em 11 e 18 de outubro. 

O Inep reforça que não haverá nenhum tipo de aplicação do Enem Digital em casa, a distância ou em computadores particulares. A aplicação será idêntica à do Enem impresso, em municípios e locais de prova selecionados pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo. 

No primeiro dia do exame, 11 de outubro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas e meia de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas. A prova de redação será realizada em formato impresso. O participante somente deverá responder às questões da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.

No segundo dia do exame, 18 de outubro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.