Maranhão

Navio da Vale carregado com minério tem vazamento, e pode afundar em alto-mar

Embarcação está encalhada a 100 km da costa de São Luís, de onde partiu rumo à China

Por Gabriel Moraes
Publicado em 26 de fevereiro de 2020 | 19:21
 
 
 
normal

Um navio da Vale carregado com toneladas de minério de ferro está encalhado na costa brasileira desde a noite da última segunda-feira (24), após apresentar um problema que ainda não foi identificado.

Segundo a Marinha do Brasil, quatro rebocadores estão indo em direção à embarcação Stellar Banner, para prestar apoio e colher mais informações. Navio está a cerca de 100 km de São Luís, no Maranhão, de onde saiu com destino à China.

De acordo com a Capitania dos Portos, o órgão tomou conhecimento do incidente na manhã dessa terça-feira (25). "Foram identificados dois vazamentos avante da embarcação. No momento, o navio encontra-se encalhado", disse. Vinte tripulantes foram evacuados e estão em segurança na área a bordo dos rebocadores enviados.

A mineradora Vale informou à reportagem de O TEMPO que foi comunicada pelo operador do navio que a embarcação sofreu uma avaria na proa após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, na noite de segunda-feira, já fora do canal de acesso ao porto.

"Foi reportado ainda à Vale que, por medida de precaução, os 20 tripulantes foram evacuados com segurança e que o comandante do navio adotou manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís", afirmou.

A embarcação, construída em 2016, é de propriedade e operada pela empresa sul-coreana Polaris. Como operadora portuária, a Vale  disse que está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas.

Na manhã desta quarta-feira (26), foi realizada uma reunião com o agente marítimo representante da Vale, uma autoridade portuária e dois membros da empresa Ardent Global - contratada pelo Armador - para apresentar o mais rápido possível o Plano de Salvatagem desta embarcação.

Um rebocador com material para conter possíveis danos ambientais foi enviado pela Vale ao local para prevenir futuras possibilidades de vazamento.

A Marinha instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!