Saúde bucal

No país, 27 mi de pessoas nunca foram ao dentista

Redação O Tempo


Publicado em 25 de outubro de 2012 | 22:42
 
 
 

SÃO PAULO. Estimativa feita pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) aponta que cerca de 27 milhões de brasileiros nunca foram a um dentista. O anúncio foi feito ontem, no Dia Nacional do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o presidente da instituição, Newton Miranda de Carvalho, a falta de atendimento odontológico acontece por falta de informação ou por falta de acesso. "As 22 mil equipes de saúde bucal que existem no Brasil são um grande avanço, mas insuficientes para colocar o problema da saúde bucal em patamares aceitáveis", diz Carvalho. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 22.139 equipes de saúde bucal em atuação.

Aline Lopes, dentista de um núcleo de saúde da família em Samambaia, cidade do Distrito Federal, destaca a importância da atuação de uma equipe como essa na comunidade. "A grande vantagem é que a gente consegue ficar próxima do paciente. Eu conheço as famílias que atendo. Consigo rastreá-las", conta.

O Brasil concentra o maior número de dentistas do mundo, mas "a má distribuição geográfica é o problema", diz Carvalho explica que em um simples exame o dentista pode detectar o início de problemas que vão de uma simples cárie até algo mais sério, como o câncer de boca.

Carvalho recomenda a ida ao dentista de seis em seis meses. "Que escovem os dentes de três a quatro vezes por dia e não deixem de ir ao dentista. Não é só quando o dente dói que devemos ir ao dentista. Muitas vezes quando o dente dói, o problema já está avançado".

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelou que mais de 53% das crianças com 5 anos de idade já tiveram cárie. Para a ABO, as crianças nessa idade já têm, em média, mais de duas cáries nos dentes de leite. De acordo com a consultora da ABO em odontopediatria, Márcia Vasconcelos, o índice é baixo quando comparado a dados anteriores. "Com tudo o que se sabe hoje sobre como prevenir a cárie, a criança com 5 anos não deve ter nenhuma cárie", diz.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!