Mesmo sem eficácia comprovada cientificamente, uma unidade particular de saúde, em Fortaleza, começou a distribuir um coquetel de medicamentos que inclui a cloroquina e a ivermectina para o tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Os kits com os remédios começaram a ser distribuídos pela Unimed Fortaleza nesta terça-feira, 19.
O protocolo criado é exclusivo para os clientes do plano de saúde e, para retirar a medicação, o paciente ou um representante autorizado por ele precisa apresentar receituário médico de controle especial, que é válido por 10 dias, termo de consentimento assinado pelo paciente, cartão da Unimed Fortaleza e um documento oficial com foto, todos do beneficiário.
Caso o cliente já tenha sido internado no Hospital da Unimed e recebido a medicação durante o tratamento, não poderá receber um outro kit. No total, a unidade conta com 15 mil tratamentos de cloroquina e 15 mil de ivermectina. A rede esclarece ainda que “a distribuição dos medicamentos depende da prescrição médica. Se tiver prescrito apenas um dos medicamentos, o paciente recebe um”.
“A cloroquina e ivermectina estão em falta nas farmácias do Brasil, então criamos esse protocolo com todos os cuidados, orientando nosso médicos sobre como prescrever essas medicações. Além disso, temos a possibilidade de realizar eletrocardiogramas, caso o médico julgue necessário e também de acompanhamento por telemonitoramento para pacientes que assim necessitarem”, afirma o presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite.
A Unimed afirma que, atualmente, há 126 leitos de UTI exclusivos para tratamento da covid-19, com centro cirúrgico e salas de recuperação adaptados, cada um com 10 leitos para cuidados intensivos. O convênio médico ressalta ainda que o hospital de campanha está funcionando com capacidade máxima e que todos chega ao limite de atendimentos de pessoas com sintomas de síndromes gripais.
Os produtos podem ser retirados no Hospital Unimed ou nas Clínicas Unimed da capital cearense. As medicações serão entregues somente para adultos (maiores de 18 anos) e cada paciente terá direito a apenas 1 kit de medicamentos, que é pessoal e intransferível.