A Prefeitura do Rio de Janeiro disse que vai revacinar todas as pessoas que tiverem sido vacinadas com uma das doses vencidas do imunizante da Astrazeneca contra a Covid-19. Segundo informações do executivo municipal, repassadas à reportagem da "CNN Brasil" neste sábado (3), a orientação é que esses cidadãos procurem unidades de saúde da cidade para a revacinação. 

Quem tiver tomado a vacina vencida, deverá receber as duas aplicações do imunizante, com intervalo de 28 dias entre cada dose. Ter recebido a dose vencida não traz risco à saúde, segundo esclarecimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas, a imunização não é efetuada em casos de vacina fora da validade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do RJ, o governo ainda apura um possível erro no registro dos imunizantes, ou se realmente as vacinas estavam fora do prazo.

A Astrazeneca é desenvolvida em parceria com a universidade de Oxford e, no Brasil, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em São Paulo. Ela é a vacina mais usada no país. Do total de imunizantes administrados, 57% foram da marca.

Segundo a Fiocruz, os imunizantes dos lotes vencidos não foram produzidos pela fundação. "Parte dos lotes (com numeração inicial 4120Z) é referente aos quantitativos importados prontos do Instituto Serum, da Índia, chamada de Covishield, e entregues pela Fiocruz ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) em janeiro e fevereiro deste ano. Os demais lotes apontados foram fornecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS)", esclarece, por meio de nota.