NOVA YORK, EUA. É preciso mais do que protetor solar para impedir que os raios ultravioleta (UV) do sol danifiquem sua pele. O tipo de roupa que você usa também pode oferecer proteção - ou não. Estudos mostraram que alguns tecidos leves não protegem o suficiente dos raios UV.

Não é apenas o tipo de fibra ou o estilo de tecelagem do tecido que importa, mas também a cor. Ascención Riva e colegas da Universidade Politécnica da Catalunha estudaram a questão da cor das roupas, analisando os efeitos das diferentes tinturas sobre a proteção UV fornecida pelos tecidos leves de algodão.

Os pesquisadores escolheram três tecidos, não tingidos, com diferentes níveis iniciais de proteção UV baseados na forma de tecelagem e outros fatores. Eles então tingiram os tecidos com várias tonalidades de azul, vermelho e amarelo. Depois, os pesquisadores mediram quanta radiação UV foi absorvida e transmitida.

Eles descobriram que as variações de vermelho e azul funcionavam melhor do que as de amarelo, especialmente no bloqueio aos raios UVB, que são os mais prejudiciais. A proteção foi maior com as tonalidades mais escuras e mais intensas. E, com o nível inicial de proteção do tecido maior, as tonalidades mais escuras ofereceram uma melhora ainda maior.

Flash
Esperança. As descobertasdevem ajudar os fabricantes de tecidos e roupas a melhorar os produtos para protegerem contra os raios UV.