A crise de credibilidade que acometeu algumas instituições brasileiras nos últimos anos, inclusive o setor de publicidade, após os escândalos de corrupção, levou a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) a desenvolver um documento que ditasse diretrizes específicas para o setor publicitário.
Essa busca por melhores padrões de governança acontece no mundo todo e, segundo a presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – estadual Minas Gerais (Abap-MG), Adriana Machado, o mercado brasileiro “tem obrigação de estar alinhado”. “A necessidade de evoluir e de ter sistemas melhores, que previnam fraudes, além de uma governança profissional, acontece no mundo inteiro e no Brasil também”, reforça Adriana.
O documento “Diretrizes de Compliance da Abap” foi elaborado durante mais de um ano pela associação, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), e será lançado na segunda-feira, dia 25, em Belo Horizonte. Apesar de o projeto ter impacto nacional, ele será apresentado em Minas Gerais porque foi uma iniciativa da Abap-MG.
Segundo Adriana, as agências mineiras foram as primeiras a sentir “o baque de uma crise de credibilidade” após o caso do primeiro grande escândalo de corrupção do país – o Mensalão –, que tinha duas grandes agências do mercado mineiro envolvidas.
“A gente, mais do que ninguém, sabe como as boas e éticas agências sofreram com isso. O fato de esse projeto ter nascido em Minas é muito significativo da intenção e da necessidade de demonstrar que a maioria das agências é ética, correta e está disposta a operar dentro dos melhores padrões de compliance. Esse projeto é um sinal de vitalidade, de responsabilidade e de capacidade de propor coisas que possam transformar a realidade do mercado”, diz Adriana.
De acordo com a Abap, a iniciativa visa contribuir para o funcionamento eficiente e regular do ambiente em que as agências operam; busca proteger as agências de atos ilegais por parte de terceiros; evitar ou coibir modalidades de fraudes ou situações irregulares, e fortalecer a reputação e credibilidade do mercado das agências de publicidade.
Treinamento
Para Adriana, essas mudanças serão um marco. No entanto, ela reconhece que, na prática, a implantação dessas diretrizes traz alguns desafios, por se tratarem de programas complexos que irão exigir não só das agências, mas como do mercado como um todo, passando por clientes e fornecedores.
“Um dos grandes desafios desse movimento é o treinamento das pessoas para conhecer as regras e se adequar a elas. Ninguém sozinho consegue criar um ambiente de compliance, tem que ser um movimento coletivo, do setor. É natural que, na hora de aplicar e colocar no dia a dia, haja dificuldades e uma certa resistência, mas, de maneira geral, eu observo que as pessoas veem com muito bons olhos”, afirma a presidente da Abap-MG.
SERVIÇO
Data: 25/3, segunda-feira
Local: Auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)
Endereço: rua da Bahia, 1.600, Lourdes – BH
Programação
9h: Recepção e welcome coffee
10h: Abertura do evento
10h05: Apresentações de Abap, Fundação Dom Cabral e dos Chief Compliance Officers da DPZ&T e nova/SB
11h15: Debate
11h30: Encerramento com o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant