Resgatar as raízes boêmias e os personagens históricos do bairro Bonfim, na região Noroeste de Belo Horizonte, é o principal tema do ‘Bartucada’ para o Carnaval de 2025 na capital. O bloco nativo de Diamantina, que em 2025 completa 53 anos, reuniu diversos foliões em um ensaio aberto na tarde deste domingo (26 de janeiro), e contou com a presença da ‘Loira do Bonfim’ e do travesti ‘Cintura Fina’, os dois personagens escolhidos para serem homenageados pelo Bartucada na folia deste ano.

E a história da ‘Loira do Bonfim’ é inusitada. É o que contou a empresária Lizandra de Oliveira, 43 anos, que, vestida como uma noiva, vive a personagem nos carnavais da Bartucada há quatro anos. Ela contou que conheceu o bloco por meio de uma amiga e que, por sugestão de amigos, comprou uma peruca e passou a ser a ‘Loira do Bonfim’ nos desfiles.

“No começo, acreditei que seria uma brincadeira. Mas comprei a peruca, passei a viver a personagem e tem sido assim nos últimos carnavais. As pessoas olham, reconhecem, e é muito gostoso. Quem conhece a história dela sempre pede pra tirar foto, mas tem gente, que se me ver andando, principalmente à noite, no Bonfim, assusta. Se tiver na personagem, não consigo nem carona, porque assusta mesmo", destacou Lizandra.

'Cintura Fina' também é homenageado

A travesti 'Cintura Fina', que veio do Ceará em 1950 e viveu em Belo Horizonte por 30 anos, também será um dos personagens contemplados no desfile do Bartucada em 2025. Na pele do aposentado Vicente Costa, de 65 anos, a história da primeira travesti de grande visibilidade na capital mineira ficará em evidência neste Carnaval.

A travesti Cintura Fina é uma das homenageadas - foto: Alex de Jesus/O TEMPO

"É importante relembrar a história da primeira travesti que foi referência em Belo Horizonte. Isso valoriza a luta e a resistência da classe LGBT, que começou lá atrás, em 1950. Para mim, é uma honra muito grande representar uma pessoa que sempre lutou pela sua defesa e por seu respeito dentro da sociedade", ressaltou Vicente.

Ala caricata será uma das novidades para 2025

A novidade do Bartucada para 2025 é a presença de uma ala caricata, onde os foliões estarão fantasiados e fazendo referências à Loira do Bonfim e ao Cintura Fina. É o que conta o diretor de comunicação do bloco, Henrique Fabrino, de 43 anos, que está no Bartucada há 31.

"Teremos uma bateria por volta de 45 a 50 componentes, fora da estrutura de técnicos, músicos, que juntando vai dar mais umas 15 pessoas. Entre foliões, esperamos a presença de 200 a 300 pessoas fazendo a nossa ala caricata e a presença massiva do público de Belo Horizonte, que chegue a 200 mil pessoas", afirmou Henrique.

O desfile do Bartucada no Carnaval de Belo Horizonte em 2025 ocorrerá no dia 4 de março. A concentração será a partir das 13h e a saída às 14h na avenida Brasil, esquina com Afonso Pena,  seguindo até o Colégio Arnaldo em quatro horas de apresentação.