O Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado neste sábado (12 de outubro) e terá programação especial em cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. A 40ª Missa dedicada à padroeira do Brasil acontece no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro Novo Eldorado, em Contagem, a partir do meio-dia.
A Celebração Eucarística, que acontece no local de peregrinações dedicadas à santa, será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo.A missa reunirá as comunidades de fé, padres e religiosas da região episcopal Nossa Senhora Aparecida, que é formada por paróquias de BH, Betim, Contagem e Ibirité.
A celebração contará ainda com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). "O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem a capacidade para acolher com maior conforto aos milhares de devotos que irão participar da celebração, ofertando estrutura ampla", detalhou a Arquidiocese de Belo Horizonte.
Além da paróquia de Contagem, também terão programação para a data a Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, em Belo Horizonte; e no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na serra da Piedade.
Devoção
A devoção a Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida teve início em 1717, quando três pescadores encontraram no Rio Paraíba do Sul, próximo a Guaratinguetá (SP), a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Eles haviam lançado as redes por diversas vezes, sem sucesso.
Mas, depois de encontrarem a imagem, alcançaram êxito na pescaria – o primeiro milagre alcançado com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Hoje, a imagem está no Santuário Nacional Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP). Em 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil.
Confira a programação completa
Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Novo Eldorado, Contagem)
12h – Missa presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Endereço: Praça Nossa Senhora Aparecida, 150, bairro Novo Eldorado, Contagem.
Catedral Cristo Rei
8h30 – Acolhida das crianças (partilha café da manhã e brincadeiras)
9h50 – Oração do Terço
10h30 – Missa Solene
Endereço: Rua Campo Verde, 165, bairro Juliana, BH
Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
9h, 11h e 15h – Missa (Ermida da Padroeira de Minas Gerais)
11h - Missa (Cripta de São José)
18h15 – Oração do Terço (Ermida da Padroeira de Minas Gerais) Endereço: Alto da Serra da Piedade, s/n, Zona Rural, Caeté