Uma área de serra com um desnível de cerca de 300 metros. Estas são algumas das características do local onde o helicóptero Arcanjo 04, do Corpo de Bombeiros, caiu no fim da tarde da última sexta-feira (11 de outubro), em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. 

A reportagem de O TEMPO está no local do acidente, e, em uma imagem capturada pelo fotógrafo Alex de Jesus, é possível ver o ponto onde os destroços foram encontrados após 12 horas de buscas.

Em coletiva de imprensa, o tenente Henrique Barcelos, porta-voz do Corpo de Bombeiros, citou as dificuldades do terreno. "As buscas foram intensas, em dificuldades de um terreno muito íngreme e acidentado. Conversando com o comandante da operação, ele me relatou um desnível de cerca de 300 metros no local de buscas. Isso também na chuva, durante toda a madrugada, muito intensa. Mesmo assim fizemos a busca com aeronaves e por cães", disse o militar.

O acidente

Seis pessoas morreram no acidente, entre militares e socorristas. A aeronave participava, na hora da tragédia, da operação de resgate de um outro acidente aéreo ocorrido horas antes, envolvendo um avião Air Tractor que atuava no combate a incêndios.

Após a atuação no acidente do avião, o helicóptero teria pousado no trevo de Ouro Preto, onde teria ficado aguardando a melhoria das condições climáticas para decolar. Entretanto, algum tempo depois, a aeronave teria decolado, desaparecendo em seguida. 

Diante da situação, uma operação foi montada com 84 pessoas realizando buscas em toda a região. Após 12h de trabalho, o helicóptero foi encontrado caído em uma área íngreme na serra de Ouro Preto. Nos destroços foram encontrados os corpos dos seis tripulantes. 

Famílias estão recebendo apoio psicológico

Até a manhã deste sábado (12), o Corpo de Bombeiros seguia empenhado no local, que é de difícil acesso, para realizar a remoção das vítimas do acidente. Ainda segundo a corporação, os familiares das vítimas estão recebendo o devido apoio por psicólogos. 

"Toda corporação amanhece consternada e resiliente na sua missão juntos aos irmãos de farda", conclui a nota.