A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que vai ampliar o atendimento oncológico com mais uma unidade 100% SUS. O objetivo é garantir, em curto prazo, o diagnóstico e o tratamento dos pacientes com câncer. 

O Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais (IONCM-MG), estruturado em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), vai iniciar os atendimentos no dia 5 de novembro (terça-feira) na rua Bernardo Guimarães, 2.640, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul da capital. A Secretaria Municipal de Saúde é que irá encaminhar os pacientes até o local.

“O prédio contará com 11 andares e, inicialmente, atuará com 50% da capacidade de funcionamento. A estrutura terá espaço suficiente para disponibilizar até 35 boxes de quimioterapia individuais e assistência multidisciplinar. Com isso, haverá salas para atendimento de fisioterapia, odontologia, nutrição, psicologia, cuidados paliativos, serviço social, farmácia clínica e enfermagem. Também será ofertado ultrassom, ressonância magnética, colonoscopia, biópsia guiada e anatomopatológico, dentre outros exames de alta complexidade. Já em relação aos tratamentos, a unidade irá realizar quimioterapia e cirurgias”, destacou a PBH.

O IONCM-MG também vai aumentar o número de leitos no Hospital Universitário Ciências Médicas destinados ao tratamento de pacientes oncológicos.

Com PBH