Diante da baixa cobertura vacinal, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) convocou a população para se vacinar contra a dengue. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal é de 50,2% para a primeira dose e 22% para a segunda. Entre as crianças com 7 apenas, 37% receberam a primeira dose e 13,3% a segunda. Os índices estão abaixo do estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de pelo menos 90%.

“A vacina contra a dengue é uma ferramenta fundamental na prevenção da doença, que pode ter consequências graves. Precisamos lembrar que prevenir é o melhor e mais seguro caminho. É fundamental que os pais e responsáveis levem suas crianças e adolescentes às unidades. A vacina está disponível gratuitamente e é segura”, afirmou a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.

+ Leia também: Mais de 20 novos radares começam a entrar em operação em BH

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da campanha de imunização contra a dengue, em fevereiro de 2014, 160 mil doses da vacina Qdenga foram aplicadas. Conforme o levantamento, 112 mil foram referentes à primeira dose e aproximadamente 49 mil à segunda. Atualmente, cada regional da capital conta com dez pontos de vacinação contra a dengue. Os endereços podem ser verificados no Portal da PBH.

Esquema vacinal

O esquema vacinal da Qdenga prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para quem teve diagnóstico recente de dengue, a recomendação é aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para iniciar a vacinação. Se a infecção ocorrer após a aplicação da primeira dose, o intervalo entre as doses permanece o mesmo, desde que a segunda aplicação não ocorra em menos de 30 dias após o início da doença.

De acordo com a prefeitura, para a imunização de crianças e adolescentes é obrigatória a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, é necessário apresentar (preferencialmente) o documento de identificação com foto ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e o cartão de vacina.