Uma cratera se abriu na avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro Sion, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (29 de outubro). Parte do pavimento da calçada se desprendeu do solo, formando um grande buraco à margem da pista e expondo as tubulações da rede de drenagem.
Uma equipe da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está no local realizando o serviço de reparação do trecho. O Executivo informou que houve deslocamento do solo, o que afundou o sistema de escoamento de água da chuva na altura da rua Panamá. Isso pode ter sido causado por uma erosão, semelhante ao que ocorreu na avenida Silva Lobo.
A região Centro-Sul está sob risco geológico – incluindo deslizamentos de terra e erosões no solo –, como emitiu a Defesa Civil da capital. Os bairros da regional estão entre os que mais receberam chuva durante o mês: foi acumulado um volume de água de 299,8 mm, o que equivale a 272,3% da média histórica esperada para outubro (110,1 mm).
O conserto do trecho é prioridade durante este período chuvoso porque a cratera pode comprometer a drenagem de água, facilitando a ocorrência de alagamentos. Segundo a PBH, a previsão é que o reparo seja concluído até o final desta semana.
Foto: Videopress Produtora