O serviço de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV foi ampliado em Belo Horizonte. Conforme a Prefeitura da capital mineira, as consultas também estão sendo oferecidas nos 153 centros de saúde do município. Antes, os atendimentos eram realizados apenas em cinco unidades de atenção especializada do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o executivo municipal, a ampliação visa tornar mais fácil e ágil o acesso da população, “fortalecendo as opções de cuidado e garantindo a saúde sexual”.
“A PrEP é uma estratégia que envolve o uso de antirretrovirais combinados em um único medicamento, utilizado por pessoas que não têm o vírus, mas que estão em risco de exposição. Quando tomada regularmente, a PrEP é altamente eficaz em reduzir o risco de infecção”, diz a PBH.
A prevenção é destinada para pessoas a partir de 15 anos, com peso igual ou superior a 35 kg, sexualmente ativas e que apresentem contextos de risco alto para a infecção pelo vírus.
Depois da consulta com especialista, o paciente é encaminhado a uma Unidade de Dispensação de Medicamentos (UDM) para cadastro e retirada da PrEP.
Veja alguns endereços
- UDM Hipercentro: Rua dos Caetés, 466, 3º andar - Centro;
- UDM CTR DIP Orestes Diniz: Alameda Vereador Álvaro Celso, 241 - Santa Efigênia;
- UDM URS Centro-Sul: Rua Paraíba, 890 - Funcionários;
- UDM CTA/SAE Sagrada Família: Rua Joaquim Felício, 141 - Sagrada Família;
- UDM Hospital Eduardo de Menezes: Rua Doutor Cristiano Rezende, 2.213 - Bonsucesso;
- UDM UNIFENAS: Rua Líbano, 66 - Itapoã.