O cemitério Bosque da Esperança, na região Norte de Belo Horizonte, está com uma programação especial para o Dia de Finados (2 de novembro). A data marca o momento em que familiares e amigos celebram a memória daqueles que faleceram. A necrópole espera receber 20 mil pessoas neste sábado, e fará chuva de pétalas com sobrevoo de helicóptero.
A programação conta com oficina infantil, palestras e atividades lúdicas durante todo o dia, além das tradicionais missas. O Bosque da Esperança promoverá duas palestras, às 9:00hs e às 14:00hs, sobre o enfrentamento das perdas. Nas atividades com crianças, especialistas vão acompanhá-las, inclusive com apoio emocional.
As missas estão programadas para às 8h, 11h, 16h, e um culto evangélico às 17:15h. “O Bosque da Esperança tem por missão cuidar e acolher em todos os momentos do luto e, entendendo nosso papel, buscamos proporcionar às famílias, principalmente nesse dia de Finados, momentos de expressão da dor e acolhimento, pois sabemos que a morte, muita das vezes, descontrói nossas crenças e convicções. O importante é manter vivo e homenagear o legado dos entes queridos permanecendo latente em nossos corações”, afirma o Diretor Ricardo Ribeiro.
Palestra inspirada por “O Pequeno Príncipe”
A palestrante Juliana Vieira estará presente no Bosque da Esperança para apresentar uma palestra musical junto com o grupo Nosso Tom, baseada na obra “O Pequeno Príncipe”. Chamada "O essencial é invisível aos olhos", esta palestra trará reflexões a partir do livro de Antoine Exupery, o terceiro mais lido do mundo.
"O essencial, como nos ensina o Pequeno Príncipe, é invisível aos olhos: o amor, os momentos e os ensinamentos dos que se foram seguem conosco, como um vento suave que nos abraça. Que essas lembranças nos tragam paz e conforto, e que o amor que compartilhamos nunca deixe de nos unir", divulgou o cemitério.
Chuva de pétalas
A tradicional chuva de pétalas, que acontece há mais de 30 anos, está programada para acontecer às 10:45hs.
A escola musical de jovens aprendizes, Orquestra Criarte, vai se apresentar juntamente com o espetáculo.
Para as crianças
As atividades acontecem de 9h às 17h, com balões, desenhos, pintura de rosto e teatro, além de pipoca e algodão doce. Contação de histórias vão estimular a reflexão, o diálogo e a compreensão da perda.
Programação para o 2 de novembro – sábado
- 8:00hs - missa católica seguida de homenagem aos entes queridos sepultados
- 9:00hs - início das atividades infantis (desenhos e pintura de rosto)
- 9:00hs - Palestra "O Essencial é invisível aos olhos", baseada na obra do pequeno príncipe com Juliana Vieira
- 10:45hs - Chuva de Pétalas - tradicional homenagem do Bosque com o sobrevoo do helicóptero
- 11:00hs - Missa católica seguida de homenagem aos entes queridos sepultados
- 13:00hs - retorno das atividades infantis (criação de mensagens escritas, desenhos e pintura de rosto)
- 14:00hs - Palestra "O Essencial é invisível aos olhos", baseada na obra do pequeno príncipe com Juliana Vieira
- 16:00hs - Missa católica seguida de homenagem aos entes queridos sepultados
- 17:15hs - Culto evangélico com o Pastor Jorge Linhares
- 18:00hs - Encerramento
Durante todo o dia: apresentação musical com Orquestra da Escola Criarte.
Floricultura e cafeteria: em suas dependências, o cemitério dispõe de uma floricultura com variedade de buquês, orquídeas e arranjos para homenagens, além de uma cafeteria.