A cidade histórica de Tiradentes, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais, recebeu na sexta-feira (1º de novembro) sua primeira charrete elétrica. A implantação do veículo, que funcionará em caráter de protótipo, visa à substituição dos tradicionais carros de tração animal, usados de forma turística no município.
O termo de substituição das charretes por veículos elétricos foi assinado em 12 de maio pela prefeitura. Conforme as autoridades locais, o processo de substituição não será imediato e terá foco na sustentabilidade e no respeito às famílias que dependem dessa atividade.
“Esse movimento pela substituição das charretes surge do conflito entre a proteção animal e as famílias que precisam dar continuidade ao trabalho, em razão do seu sustento”, pontua a promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula, coordenadora estadual de Defesa dos Animais (Ceda) do Ministério Público de Minas Gerais.
Ainda segundo a promotora de Justiça, foi buscada “uma solução que atendesse às necessidades de quem participa de todo o processo em conjunto com os charreteiros”.
Entre as próximas etapas do processo de substituição das charretes está a destinação dos cavalos para a adoção responsável.