O Parque Fazenda Lagoa do Nado será reaberto parcialmente nesta terça-feira (3 de dezembro) após ficar 19 dias fechados. O espaço voltará a ser frequentado pela população após o rompimento de uma barragem de água durante um temporal registrado em Belo Horizonte no último dia 13 de novembro.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que as áreas onde estão localizados o playground, a academia a céu aberto, as quadras de peteca, tênis e poliesportiva, a biblioteca, a lanchonete, a pista de skate, a tenda do Bosquinho e a Praça do Sol poderão ser utilizadas pelos visitantes. O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional (CRCP) também retomará as atividades.

"Todo o fluxo de entrada e saída do parque será realizado pela Portaria 2, localizada na Rua Hermenegildo de Barros, 904, bairro Itapoã. É importante que os visitantes fiquem atentos às placas indicativas sobre as áreas ainda interditadas", esclareceu a PBH.

As demais áreas do parque permanecerão fechadas para obras de recuperação e reconstrução da lagoa.

O parque funcionará de terça-feira a domingo, das 6h40 às 21h. A entrada é gratuita e permitida até as 20h30, exclusivamente pela Portaria 2. O espaço não possui estacionamento interno. 

Rompimento

No dia 13 de novembro, a barragem da Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, rompeu após uma forte chuva atingir a região. Parte do talude cedeu, provocando o transbordamento de mais de 60 milhões de litros de água, que escoaram por um buraco de 80 metros aberto na estrutura e invadiram a avenida Pedro I, paralela ao parque.

Um documento obtido por O TEMPO revelou que a Prefeitura de Belo Horizonte tinha conhecimento, há pelo menos cinco anos, de problemas estruturais na barragem e da necessidade de reparos na estrutura.