Uma erosão na calçada às margens de um viaduto na avenida Presidente Carlos Luz, na Pampulha, em Belo Horizonte, provocou rachaduras e ameaçou derrubar um poste da Cemig. Parte do pavimento da calçada se desprendeu, o que levou a Defesa Civil da capital a isolar o trecho. Apesar de um vídeo que viralizou no último sábado (28 de dezembro) mostrar rachaduras no asfalto do viaduto, o órgão municipal garante que não há risco para o trânsito no elevado, que segue fluindo normalmente.

Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), após vistoria da Defesa Civil nas proximidades do viaduto, concluiu-se que a área da calçada, onde ocorreu a erosão, deveria ser isolada temporariamente para a segurança dos pedestres.

A recomposição do pavimento está a cargo da Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), que, segundo o Executivo, tomará as medidas necessárias “assim que houver condições climáticas favoráveis”. O viaduto não foi citado pelo Executivo e não está incluído nas ações de reparação da erosão.

As rachaduras são visíveis na mureta de proteção do viaduto sobre o Anel Rodoviário e no asfalto. Na calçada, onde o pavimento se desprendeu, um poste da Cemig ficou sob risco de queda. A companhia esteve no local no último domingo (29 de dezembro) e realocou o poste “para aumentar a segurança da estrutura e reduzir os riscos de queda”. Nesta segunda-feira (30), a Cemig realizou serviços complementares para normalizar a rede de energia.

BH tem todas as regionais em risco geológico 

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta vermelho para risco geológico – ou seja, deslizamentos de terra, erosões e inundações – para todas as regiões da capital até a próxima sexta-feira (3 de janeiro). Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Recomendações da Defesa Civil:

Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193).

* Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos. 
* Coloque calha no telhado da sua casa.  
* Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.  
* Não jogue lixo ou entulho na encosta.  
* Não despeje esgoto nos barrancos.  
* Não faça queimadas.

Sinais que deslizamentos podem acontecer:

* Trinca nas paredes. 
* Água empoçando no quintal. 
* Portas e janelas emperrando. 
* Rachaduras no solo. 
* Água minando da base do barranco. 
* Inclinação de poste ou árvores. 
* Muros e paredes estufados. 
* Estalos.