Dois homens foram presos em flagrante na manhã desta sexta-feira (14 de junho) enquanto furtavam fios de cobre no bairro São Pedro, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Segundo a Guarda Civil Municipal, empresas de telefonia afetadas estimam que o material está avaliado em cerca de R$ 200 mil e que o crime atrapalhou o fornecimento de internet a mais de 10 mil pessoas.
Uma viatura da guarda passava pela rua La Paz quando percebeu, em frente ao número 12, que dois homens mexiam na fiação de forma suspeita. A dupla até usava roupas que simulavam uniformes para se passar por funcionários de uma empresa de manutenção.
"Entretanto, eles estavam atuando de forma precária, sem identificação, sem luva, sem capacete, sem carro identificado. Isso foi o que chamou a atenção da guarnição. Quando eles foram abordados, se perderam nos argumentos e, após a presença de funcionários da empresa de telefonia, constatou-se o furto. Eles acabaram confessando o crime", afirma o subinspetor Ruiter, da Guarda Civil Municipal.
Conforme o subinspetor, a ação criminosa afetou o fornecimento de telefone e internet da região. "Técnicos das empresas disseram que foram furtados em torno de 600 metros de cabo. O prejuízo estimado é de 150 a 200 mil reais. Foram impactados diretamente de 10 a 20 mil clientes, entre moradores, escolas, creches, hospitais, clínicas e comércio."
A dupla foi levada para Delegacia de Plantão 3, no Barreiro. Os 600 metros de fios de cobre foram recuperados.