O Projeto Emergência Kids, idealizado pela Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realiza neste sábado (22 de junho), capacitação para pais e profissionais que lidam diretamente com bebês e crianças. A atividade tem como objetivo treinar esse público para prevenir ou reduzir os danos provocados por acidentes envolvendo crianças.
O cadete Lucas Carneiro, comandante do Emergência Kids 2024, explica o que é ensinado aos participantes. “São realizadas três oficinas: parte teórica com medidas de prevenção; a segunda é a prática de como lidar em acidentes e, por último, a aplicação das instruções”.
Na edição deste ano, aproximadamente 100 pessoas participaram da formação. Uma delas é a enfermeira Fabíola Dias, de 38 anos. “Como profissional da área de enfermagem entendo a responsabilidade da urgência da pediatria. Estou com minhas filhas aprendendo a prevenção de acidentes”, disse.
A estudante Sofia Cunha, de 10 anos, gostou do que aprendeu na formação e destaca que já vai conseguir colocar em prática. “Aprendi a desengasgar crianças e isso é muito importante, pois tenho um sobrinho de 1 ano que sempre coloca uma coisinha na boca e acaba nos assustando”.
O Emergência Kids também está proporcionando o primeiro contato de Sofia com a corporação que ela espera um dia integrar. “É meu sonho ser bombeiro. Estou investindo meus estudos para realizar o que tanto almejo”.
Cursando o primeiro período do curso técnico de enfermagem, Bruna Cunha, de 16 anos, definiu a formação como uma “experiência incrível”. “Quero muito me especializar em pediatria e o Emergência Kids está me dando o ‘norte’. Quero fazer a diferença na sociedade com o aprendizado”.
O Projeto Emergência Kids acontece anualmente. O cadete Lucas Carneiro convida o público para as próximas edições. “Gostaria de chamar todos aqueles que desejam saber como tratar e prevenir acidentes. Pais, professores e cuidadores venham aprender conosco”.
Aprendizado necessário
A teoria e prática ensinadas durante o curso são, de fato, essenciais. De acordo com a Organização Não Governamental (ONG) Criança Segura Brasil, acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil.
Ainda de acordo com a ONG, por ano, mais de 3.300 morrem por esse motivo e outras 112 mil são internadas em estado grave. Já pelo Corpo de Bombeiros, em 2023, foram atendidas 5.548 ocorrências envolvendo crianças de zero a quatorze anos em Minas Gerais.