Uma amiga pode ser quem acolhe e ajuda uma vítima de violência doméstica a denunciar. Mas ela não precisa existir fisicamente. A robô Frida, novo lançamento da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), pode ser acionada a qualquer momento por mensagem no aplicativo de Whatsapp. Ela guarda segredo e sabe tudo o que uma mulher precisa fazer para cortar o ciclo de violência, quando se sente preparada. O contato da robô está disponível para moradores de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte: (31) 98483-7062 – apenas por mensagens.

A Frida funciona como uma atendente virtual. Ela foi treinada para acolher, orientar e socorrer mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A vítima pode salvar o contato da robô como o de uma amiga, evitando levantar suspeitas por parte do agressor.

“Quando acionada, a atendente virtual inicia uma conversa com a vítima de forma automática, com mensagens pré-programadas de acolhimento, esclarecimento de dúvidas, direcionamento e avaliação de risco, podendo a polícia ser acionada presencialmente”, explica a PCMG. 

O contato da robô também pode servir para esclarecer dúvidas sobre a Lei 11340/06, realizar denúncias e agendar dia e horário para requerimento de medidas protetivas. Segundo a Polícia Civil, a Frida está em constante aprendizado e sob atualização. 

Delegacia de Santa Luzia passa por reformas 

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), no bairro São Benedito, em Santa Luzia, está passando por reformas para melhorar a infraestrutura e a funcionalidade do local. A unidade é compartilhada com a 3ª Delegacia de Polícia do município. 

Conforme a Polícia Civil, o objetivo é que as delegacias tenham o ambiente aprimorado para os servidores e mais acolhedor para os usuários, “permitindo, assim, um atendimento mais humanizado e eficiente”, afirma a instituição. O projeto é realizado em parceria com a prefeitura. 

O que será feito na reforma?

  • A troca de todo o piso da unidade;
  • Pintura geral interna de portas, janelas e paredes;
  • Mudança de layout;
  • Instalação de luminárias adicionais para melhorar a iluminação e a segurança;
  • Instalação de novas tomadas elétricas e pontos de internet;
  • Renovação da pintura externa da delegacia;
  • Troca de calhas;
  • Substituição de vidros quebrados;
  • Pintura artística;
  • Criação de espaço para estacionamento dos usuários
  • e a instalação de novas caixas d’água.