Cinco pessoas foram conduzidas pelas autoridades policiais após uma ação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) de combate a ‘gato’ na água encontrar fraudes em nove estabelecimentos comerciais. A operação Waterfall II foi deflagrada nesta terça-feira (25 de junho) pela companhia, a Secretaria de Estado de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e as forças de segurança. Ao todo, foram fiscalizados 20 motéis e academias de ginástica na capital, Santa Luzia, Sabará e Contagem. Conforme estimativa da empresa, há cerca de 120 mil ligações clandestinas na Grande BH. Ao todo, 160 profissionais atuaram na ação.
Além de a operação ter encontrado fraude em nove estabelecimentos, outros dois casos foram enviados ao laboratório central para confirmação de materialidade. Em oito espaços, não foram encontrados indícios de fraude, mas haverá confirmação em laboratório.
De acordo com o diretor de relacionamento com cliente e regulação da Copasa, Cleyson Jacomini, a situação gera prejuízos gigantescos. Segundo ele, cada ligação irregular gera um desvio de 480 litros de água por dia, o que equivale a prejuízo de R$ 170 milhões por ano.
Além disso, conforme Jacomini, a situação impacta no abastecimento para a população. “É importante salientar que, no momento em que há um processo de desvio de água, isso afeta a coletividade tanto por causar desequilíbrio no sistema quanto por provocar riscos de contaminação da água pelo uso incorreto das ligações. Quando temos que mandar água para determinada região, temos o parâmetro de quem é nosso cliente regular. Se tenho um cliente irregular e ele não tem a preocupação econômica, ou seja, gasta à vontade por não pagar, isso desequilibra o abastecimento, principalmente nas regiões mais distantes das unidades produtoras de água, como Ribeirão das Neves, Esmeraldas e Pedro Leopoldo”, disse Cleyson Jacomini.
A perda de água da Copasa tem índice médio de 38%. Desse total, conforme a companhia, 60% são oriundos de vazamentos visíveis e ocultos, onde a empresa “vem empregando tecnologia de ponta para reduzir o volume desperdiçado”. Já o restante corresponde a fraudes nas ligações.
Denúncia
Quem souber de alguma fraude em relação ao abastecimento de água pode ligar para o número 181 e fazer uma denúncia anônima. Além disso, o próprio cliente em situação irregular pode fazer a autodenúncia no site www.copasa.com.br. Fazendo a autodenúncia, além de regularizar o seu imóvel, o consumidor ficará isento de multas que incidem sobre esse tipo de ligação.
Também é possível falar gratuitamente com a Copasa pelos números 115 ou 0800 0300 115, pelo Aplicativo Copasa Digital ou pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000.
Furto
Ligações clandestinas de água são caracterizadas como crime de furto qualificado por fraude, previsto no Código Penal Brasileiro. A pena prevista é de um a quatro anos de prisão, além de multa.