O Parque Natural Municipal Cachoeira de Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi inaugurado nesta segunda-feira (1º de julho) com a presença de 1.500 pessoas. O projeto é fruto de uma parceria público-privada entre a empresa Itaminas e a prefeitura de Sarzedo. Ao todo, a companhia investiu R$ 22 milhões.
O espaço foi designado como a 73ª Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral do Estado de Minas Gerais. O objetivo é proteger áreas remanescentes de Mata Atlântica, preservar ecossistemas de relevância ecológica e beleza cênica, além de possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico.
Durante a cerimônia, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), elogiou a iniciativa. "A população está recebendo uma obra impressionante. É uma realidade bonita de ver e teremos ainda a segunda etapa. Isso demonstra que a conversa entre o governo e a iniciativa privada é possível e a Itaminas é uma das empresas parceiras", destacou.
A segunda etapa mencionada por Simões será inaugurada até o fim deste ano e vai incluir mais trilhas, mirantes, espaços de recreação e estruturas de apoio. Além disso, essa fase também vai contemplar a recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) do Ribeirão Ibirité. Haverá o replantio de mais de 3.000 mudas de espécies da Mata Atlântica até o fim de 2026, além da construção de um auditório para atividades de educação ambiental.
Amplitude
O prefeito municipal de Sarzedo, Marcelo Pinheiro (PP), explicou que a fase inicial do parque, inaugurada nesta segunda-feira, cobre 45.000 metros quadrados e inclui trilhas, mirante panorâmico, teatro de arena, áreas de lazer e recreação, sanitários, edificações de apoio e estacionamento. “Nosso objetivo é promover boas oportunidades para a população. Hoje realizamos um projeto que nasceu há vários anos e no qual acreditamos”, disse.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, também elogiou o parque. “As obrigações estipuladas eram uma coisa, e o que a Itaminas fez foi muito além das expectativas. Este parque tem importância não só para Sarzedo, mas para toda região”, afirmou.
Cristiano Paz, responsável pela condução da Itaminas até a entrega do parque, afirmou que a história da Itaminas se confunde com a de Sarzedo. “O parque é um legado que deixamos para a população e é um refúgio natural onde visitantes poderão desfrutar de recreação segura, contemplação e atividades saudáveis em meio à natureza”, afirmou.