Em abril de 2021, eram entregues as obras do Terminal Ressaca, na avenida Severino Ballesteros, bairro Cabral, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A inauguração da estação gerou expectativa em quem mora nas proximidades, devido à possibilidade de ter mais opções de transporte para regiões como o Centro de Contagem. Porém até hoje, quase três anos após a entrega das obras, o terminal continua desativado, sem funcionar.
A reportagem esteve no local, que ainda tem alguns tapumes. Dentro, nenhum ônibus ou passageiro circulando, nem funcionários do transporte coletivo de Contagem. Quem mora por perto revela indignação.
Há três anos morador do bairro Cabral, o operador de empilhadeira Márcio Jorge da Silva, de 50 anos, se entristece com o não funcionamento do terminal, que para ele ajudaria muito na mobilidade urbana. "Seria bom que ela (estação) estivesse funcionando para termos acessos a vários bairros e localizações aqui de Contagem, como Eldorado e Centro de Contagem. Seria mais acessível pra gente", comenta.
Quem também mora na região e gostaria muito de ter a estação em funcionamento pleno é a funcionária pública Silvéria Paula Abreu, de 41 anos. A mulher também vai ao Centro de Contagem para compromissos particulares, como consultas médicas, e relata dificuldades na locomoção sem o terminal.
"Para quem mora aqui e tem que ir ao Centro de Contagem, parece que mora em outro município, porque a linha de ônibus para lá é péssima", dispara a usuária, que apela aos carros de aplicativo para poder chegar ao destino. "Gasto 50 reais em cada corrida. Se pudesse ir de ônibus, poderia economizar cerca de R$ 100 reais por dia. Daria para pagar uma conta em casa ou ter mais lazer", reclama.
Os moradores também avaliam que uma obra assim, sem ser utilizada, é um desperdício. "Dá um desconforto de ver obra desse tamanho inutilizada. É o dinheiro público jogado fora, pois não está tendo utilidade", critica o usuário Márcio Jorge.
O que diz a prefeitura de Contagem
Questionada, a prefeitura de contagem disse que o terminal vai começar a funcionar quando os outros previstos no projeto estiverem prontos, já que o sistema Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) vai integrar as oito regiões da cidade.
"Ao todo, são quatro terminais: Ressaca, Petrolândia, Vargem das Flores e Sede. Os terminais Petrolândia e Ressaca estão prontos e os terminais Sede e Vargem das Flores serão licitados em breve", afirma a administração contagense em nota. O executivo municipal da cidade não informou um prazo para que os trabalhos sejam concluídos.
"Estão concluídas as dez estações de transferência de passageiros do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM); cinco viadutos (Ceasa, Américas I e II, Petrolândia e Complexo Viário Beatriz); dois terminais (Petrolândia e Ressaca); uma alça de retorno (na av. Babita Camargos); duas trincheiras (da av. David Sarnoff e do Itaú); dois corredores (Leste-Oeste e Norte Sul Trecho I); e o Espaço Popular Eldorado, que foi revitalizado", informa a prefeitura de Contagem.