O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o 'Bola', conhecido nacionalmente pelo envolvimento na morte da ex-modelo Eliza Samudio, foi levado para o presídio de Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (4 de julho). 'Bola' foi preso em casa na noite dessa quarta-feira (3 de julho), no bairro Santa Clara, em Vespasiano, após a Justiça expedir mandado de prisão contra ele por um assassinato cometido em 2009, no bairro Juliana, região Norte da capital, um ano antes da morte de Eliza.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O mandado de prisão foi emitido nesta terça-feira (2 de julho) após o caso transitar em julgado, esgotando os recursos da defesa. O crime envolveu a morte do motorista Devanir Claudiano Alves. Conforme a acusação, a vítima estaria tendo um caso com a esposa do comerciante Antônio Osvaldo Bicalho.

Bola foi sentenciado a 16 anos de prisão em abril de 2019. À época, ele conseguiu o direito de recorrer da condenação em liberdade, mas permaneceu na cadeia por estar cumprindo a sentença de 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio. 

O ex-policial estava solto desde novembro de 2021, quando teve concedido o benefício de prisão domiciliar condicionada à monitoração eletrônica pela morte de Eliza Samudio.

Condenação pela morte de Eliza

Bola ficou conhecido por ser o executor da morte de Eliza Samudio em 2010. Ele foi condenado a 22 anos de prisão em 2013, sendo 19 anos pelo homicídio e três anos pela ocultação de cadáver. Eliza, modelo e atriz, teve um relacionamento com o goleiro Bruno Fernandes, e o caso ganhou ampla repercussão nacional.

Segundo a acusação, Bruno teria ordenado a morte de Eliza para evitar o pagamento de pensão alimentícia ao filho que tiveram juntos. A condenação de Bola se baseou em depoimentos de testemunhas e provas circunstanciais que ligavam o ex-policial ao desaparecimento e morte de Eliza. O corpo da vítima nunca foi encontrado.