Até 2026, Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, deverá ter um novo terminal de ônibus para integração do transporte. O anúncio da construção foi feito na última quinta-feira (4 de julho), pelo vice-governador Mateus Simões (Novo). A obra terá um investimento de R$ 24 milhões e será parte do convênio firmado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e a Prefeitura do município.
De acordo com o governo de Minas, o Terminal Metropolitano de Santa Luzia será construído em uma área de 17 mil m², localizada na avenida Raul Teixeira da Costa. "O novo terminal vai reduzir o tempo de deslocamento das pessoas, principalmente daquelas que usam Santa Luzia como meio de acesso a Belo Horizonte. A construção deste terminal vai proporcionar mais desenvolvimento econômico para as cidades do Vetor Norte e, consequentemente, mais qualidade de vida para os mineiros", enfatizou o vice-governador.
Ainda conforme o Estado, a estimativa é que cerca de 20 mil passageiros sejam beneficiados pela obra, que deverá atender até 1,5 mil pessoas por hora nos períodos de pico. Os estudos realizados indicam que o Terminal traga melhoria na mobilidade, com redução do tempo de viagem, alívio no trânsito no Vetor Norte, além da facilitação do atendimento às cidades vizinhas, como Jaboticatubas e Taquaraçu de Minas.
Ainda não foram definidas quais as linhas que vão operar no local, uma vez que um estudo de reestruturação da rede de transporte da região está sendo desenvolvido em uma parceria entre a Seinfra e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
"O governo de Minas tem buscado cada vez mais investir em infraestrutura rodoviária. Reduzir o tempo de deslocamento das pessoas é investir em qualidade de vida. Assim, o trabalhador poderá ter mais tempo de lazer para com a sua família”, argumentou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Como funcionará o terminal?
Ainda segundo a Seinfra, o Terminal Metropolitano de Santa Luzia deverá operar no chamado "sistema tronco-alimentador", sendo que as plataformas serão elevadas e compatíveis com o sistema Move, já implantado nas avenidas Cristiano Machado, Pedro I e Antônio Carlos.
Além das plataformas, salas de administração e sanitários, também será instalado no local um estacionamento para veículos leves, motos e um bicicletário.
Outro ponto destacado pela pasta é que a integração das linhas poderá promover uma economia estimada de 35% na produção quilométrica diária e uma redução em cerca de 27% na frota necessária para atender a população. Há ainda a expectativa que o novo terminal diminua o tempo de viagem na MG-020, além de minimizar a emissão de CO2.
A licitação e execução da obra ficarão a cargo da prefeitura de Santa Luzia.
E o Terminal São Benedito?
De acordo com o governo de Minas, o terminal já existente no bairro São Benedito seguirá operando normalmente. O plano é que um estudo da Seinfra redistribua as linhas alimentadoras e troncais entre os dois terminais.