Os usuários do metrô de Belo Horizonte estão enfrentando uma manhã de muitos problemas, nesta quarta-feira (28 de agosto). O TEMPO recebeu diversos relatos de problemas, com atrasos de viagens, trens lotados e veículo com defeito.
Segundo um usuário, que não será identificado, um dos trens apresentou defeito e os usuários precisaram descer. "Todo mundo teve que descer na estação Santa Inês. Estávamos no sentido Vilarinho na hora que aconteceu", contou.
Veja vídeo do local:
Usuários relatam caos no metrô de Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira (28), com estações lotadas e atrasos nas viagens. No bairro Santa Inês, um trem apresentou defeito e os usuários precisaram descer. pic.twitter.com/lHW817Il04
— O Tempo (@otempo) August 28, 2024
De acordo com uma outra usuária, na estação Vilarinho a plataforma estava "abarrotada" desde as 6h. "O metrô que sai às 6h não fica lotado assim, mas ele atrasou hoje (quarta). Com isso, as pessoas que estavam na estação São Gabriel nem conseguiram entrar", relata.
A passageira contou ainda que o trem estava andando muito devagar. "O veículo que eu estava atrasou uns 25 minutos, e foi bem lento. Da Vilarinho ao São Gabriel, ele gastou o tempo que já deveríamos estar no Santa Inês", denuncia a usuária.
Outra usuária do modal reclama que os problemas no metrô têm sido cada vez mais frequentes e que falta comunicação com os passageiros. "Hoje o trem simplesmente não passou. Fiquei mais de 30 minutos na estação esperando por um vagão, e nada. E a empresa que administra o metrô não se preza ao trabalho de dar satisfação para quem paga pelas passagens. Hoje, por exemplo, não explicaram o motivo do trem não ter passado. A estação ficou abarrotada e ninguém tinha previsão de quando o trem iria circular. Desrespeito".
Foto mostra estação Vilarinho lotada às 6h - Ana Maria Rocha / O Tempo
Empresa alega dois problemas diferentes
A reportagem procurou a assessoria de imprensa do Metrô BH que, por nota, informou que a manhã desta quarta-feira contou com dois problemas diferentes que causaram os problemas relatados pelos usuários.
O primeiro deles foi detectado às 6h, após uma falha no sistema de sinalização da via entre as estações Vilarinho e São Gabriel. "Devido a esse fato, as
composições precisaram circular em velocidade reduzida aguardando a liberação do Centro de Controle Operacional. A falha foi corrigida às 6h37, e o sistema voltou a operar normalmente", detalhou.
Porém, ainda segundo a concessionária, às 7h20 uma nova falha foi descoberta no sistema de uma das composições que captam a energia da rede aérea, desta vez na estação Santa Inês. "Devido a este fato, a circulação de trens na referida estação precisou ocorrer em via singela, o que afetou os intervalos em todo o sistema. A equipe de manutenção da Empresa já atua para mitigar os impactos aos usuários e viagens extras serão ofertadas visando normalizar a operação do sistema", finalizou a Metrô BH.