Ao longo dos anos, Contagem se estabeleceu como um ponto estratégico para o desenvolvimento de negócios, atraindo empresas pioneiras que ajudaram a moldar seu perfil econômico. Aos 113 anos, a consolidação desta vocação industrial da cidade foi impulsionada por instituições visionárias que transformaram Contagem em um polo de grande importância.
Entre elas, celebrando 100 anos em 2024, uma empresa clássica – que marca as gerações pelo cheiro de biscoitos que deixa no ar – é a Aymoré, localizada na avenida João César de Oliveira. Embora a marca não tenha nascido em Minas, ela logo se mudou para Contagem e se tornou um símbolo mineiro.
Na cidade, a fábrica reúne cerca de 550 funcionários e, nos últimos três anos, investiu R$ 15 milhões na modernização planta. No dia a dia, funcionários dividem as tarefas que vão desde medir o tamanho de amostras de biscoitos a embalá-los, com robôs industriais.
Referência
Fundada em 1974, a Central de Abastecimento do Estado (CeasaMinas) é outra referência, que acompanhou e contribuiu para o desenvolvimento econômico da cidade. Cerca de 70 mil pessoas passam diariamente pelo entreposto do município, que conta com cerca de 8,5 milhões de clientes.
Em média, 15 mil empregos diretos são gerados envolvendo as lojas, a administração da estatal e o Mercado Livre do Produtor (MLP) – local onde o produtor rural de Minas Gerais comercializa suas frutas e hortaliças.
Mercado Central: 35 anos de tradição
Com contribuição cultural e econômica para a cidade, outro ponto estratégico da cidade é o Mercado Central de Contagem, que celebrou 35 anos de tradição neste ano.
Localizado no bairro Inconfidentes, o espaço conta com mais de 200 lojas/boxes que oferecem uma rica variedade de produtos, e se tornou um ponto de referência para a promoção da cultura mineira no município. Por lá é possível encontrar delícias tradicionais como queijos, doces, chás, artesanatos, vestuários, boa comida e tira-gostos.
De acordo com a gerente de marketing do mercado, Camila Prata, está sendo desenvolvido um projeto de médio a longo prazo para implementar novas ideias para tornar o complexo um ponto turístico da cidade. “O Mercado Central de Contagem está localizado no coração da cidade e serve como um lugar para se reunir com pessoas que gostam de boa prosa mineira, bem como para compras. Então, nosso objetivo é aproveitar essa atmosfera de um ambiente acolhedor e diversificado para atrair cada vez mais visitantes”, afirma.
(Com informações de Gabriel Rodrigues)