Os fios de lã que sobram de um grife de roupas da cidade de Jacutinga, no Sul de Minas Gerais, ao invés de irem para o descarte, neste ano, vão ser usados para aquecer crianças e idosos. O material foi transformado em mil gorros, por meio do trabalho da estilista Cecília Prado, que produz roupas, e agora, através da campanha Calor Humano do Serviço Social Autônomo (Servas), está sendo encaminhado às instituições assistidas pelo órgão.

“Não se trata só fazer doações para  o inverno, é uma campanha com significado sócioambiental. A Cecília usa tudo que pode na fabricação desses gorros para que eles possam ser doados, Então, o que era um problema se transforma em uma grande solução. Existe esse significado da doação, mas existe também a preocupação ambiental, de levar carinho, beleza, qualidade e conforto a quem recebe”, pontuou a presidente do Serva, Christiana Renault.

Nesta quarta-feira (8), os itens foram doados a três instituições assistidas pelo Servas, porém, outras organizações também serão contempladas com esses e outros itens arrecadados na campanha. A campanha começou em maio deste ano e vai até o final deste mês.

“A mais itens a serem doados, nossa expectativa é arrecadar 80 mil itens até o final do mês (até o momento, já são 65 mil). Então, 90 instituições, de 36 municípios, já receberam. Por isso, a campanha tem um alcance muito bom”, completou.

A responsável por uma das instituições contempladas, Nadya Amaral, agradeceu a doação.

“Vem em ótima hora! É importantíssimo para aquecermos nossas crianças e adolescentes”, afirmou. No local, cerca de 200 crianças e adolescentes são atendidos.

Ajuda humana e ambiental

A idealizadora do projeto, Cecília Prado, disse que há cinco anos a proposta de reaproveitar as sobras surgiu.

“Eu sempre passava e via os resíduos e aquilo me incomodava muito, mas não bastava só me informar, precisava achar uma solução. Então, a gente achou essa solução de ressignificar os resíduos, seja criando novas peças para doação ou venda e com o valor, ajudando uma instituição”, disse.

Ainda dá tempo

O público pode doar cobertores, agasalhos, par de sapatos, par de meias, camisas, calças, gorros, cachecóis, luvas e outros itens de inverno, em bom estado de conservação. Também são aceitas doações via Pix, por meio da chave calorhumano@servas.org.br. Doações de grande volume devem ser agendadas previamente pelo telefone (31) 3349-2400.