Foi desmentido, na noite deste sábado (11 de janeiro), um vídeo que circula nas redes sociais que mostra um suposto radar de 30 km/h na saída da barragem da Pampulha, no acesso da movimentada avenida Pedro I, em Belo Horizonte. Na verdade, o equipamento ainda não está em funcionamento e terá a velocidade de 60 km/h.
Nas imagens, que teriam sido feitas por um motorista, é possível ver que a caixa do equipamento está, de fato, tampada pela árvore. "Veja bem o que o nosso governo lindo colocou, logo aqui na Estação Pampulha. Um radar no meio do mato, olha isso aqui. E você não sabe outra, está vendo esse pessoal todo passando aqui, é radar de 30 gente, radar de 30 aqui. Olha onde que está falando, naquela placa bem miúda", diz o autor da filmagem.
"Eu quero saber quem foi que fez isso gente, é um gênio! Eu, por mais que eu já vi essa placa e o radar, eu já tomei umas duas multas aqui", continua o suposto motorista enquanto mostra carros que ele afirma estarem tomando multas.
Procurada por O TEMPO, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que o radar ainda está em implantação, portanto, "não está operando". "Ele vai fiscalizar a pista mista de veículos, cuja velocidade regulamentada é de 60 km/h. Quando for iniciar a operação, serão instaladas faixas de tecido para informar os motoristas", informou o município.
Trecho tem alto índice de acidentes
Ainda conforme a PBH, a implantação da fiscalização eletrônica no local se deve à "média de dois acidentes registrados por mês no local, inclusive com óbitos".
Sobre a árvore que estaria tampando o dispositivo fiscalizador, o município informou que a poda já foi solicitada, o que já terá ocorrido quando o equipamento entrar em operação.
"A placa de velocidade de 30km/h é referente à pista dos ônibus do MOVE. Junto à placa com o aviso de fiscalização eletrônica será instalada outra placa indicando a velocidade de 60 km/h", finalizou.