A área de escape do Anel Rodoviário, em Belo Horizonte, foi reaberta nesta segunda-feira (13) após sete dias de fechamento para reparos. Durante o período, foram realizadas intervenções na estrutura de segurança e no sistema de drenagem. Esta foi a primeira manutenção desde a inauguração do espaço, em agosto de 2022.

Reparos realizados


No local, foi substituída a argila expandida, material que preenche a caixa de concreto da área de escape e que aumenta o atrito para reduzir a velocidade dos veículos. Também foram realizados consertos nas barreiras de proteção danificadas e revisado o sistema de drenagem.

Espaço já foi utilizado 28 vezes


Desde sua inauguração, a área de escape foi acionada 28 vezes, sendo 22 delas por caminhões pesados, segundo o prefeito em exercício, Álvaro Damião.

"Uma área como essa precisa de manutenção garantida a cada três anos. Em pouco mais de dois anos, já renovamos o espaço com uma obra feita em tempo recorde. Este é um equipamento essencial para a segurança e preservação da vida de quem trafega pelo Anel", afirmou Damião.

Ainda segundo o prefeito, a prioridade no momento não é construir novas áreas de escape, mas avançar no processo de municipalização do Anel Rodoviário.

"Falta pouco para finalizarmos a municipalização, apenas alguns trâmites burocráticos. O próprio presidente da República já reconheceu que esta área é de BH. Por isso, não estamos falando de novas áreas de escape agora", concluiu.