Uma força-tarefa liderada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), com apoio dos ministros da Integração Nacional, Waldez Góes, e do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, busca mobilizar recursos para auxiliar os atingidos pelas chuvas que devastaram a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço. Nesta terça-feira (14 de janeiro), o município decretou estado de calamidade pública, reconhecendo a necessidade de ação coordenada das três esferas governamentais (municipal, estadual e federal) para restabelecer a normalidade. Dez pessoas morreram, e mais de 400 estão desalojadas. Uma outra pessoa perdeu a vida também no Vale do Aço, em Santana do Paraíso.
Em áudio enviado ao ministro Alexandre Silveira, que coordena o grupo, o ministro Wellington Dias afirmou que já recebeu “total apoio” do presidente Lula (PT) para a realização de ações no auxílio aos atingidos pelas chuvas. “Estamos em contato com os municípios para cuidar de todos os municípios atingidos em Minas Gerais, orientando o decreto de calamidade para que possamos adotar procedimentos para várias formas de atuação do governo federal. A orientação do presidente Lula é de total apoio às pessoas que precisam em Minas”, disse.
O ministro de Desenvolvimento Regional prometeu a criação de um plano de trabalho de ajuda humanitária para as cidades. “Eu falei pessoalmente com o prefeito de Ipatinga, e minha equipe está tratando com ele. Não se trata apenas do reconhecimento da emergência, mas também da elaboração de um plano de trabalho de ajuda humanitária, conforme o governo do presidente Lula tem atuado em casos similares no Brasil”, garantiu.
Interlocução
Em viagem internacional à Arábia Saudita, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que irá ajudar no diálogo com o governo federal para a obtenção de recursos destinados às cidades atingidas.
“Devo grande parte da minha formação pessoal e profissional ao Vale do Aço. A tragédia em Ipatinga e outras cidades da região, causada pelas chuvas, é de partir o coração. Minha solidariedade às famílias das vítimas e aos atingidos. Estou acompanhando, junto aos prefeitos e aos ministros, a situação para que todas as ações que dependam do Governo Federal ocorram de maneira célere e efetiva. Mais do que nunca, o momento é de trabalharmos juntos”, afirmou Alexandre Silveira.
Ligação
Nesta segunda feira (13/1), o ministro ligou para os prefeitos de Ipatinga, Gustavo Nunes, de Santana do Paraíso, Bruno Morato, e de Belo Oriente, Joãozinho Hemérito e se colocou à disposição dos prefeitos para ajudar nos trabalhos junto ao Governo Federal.