O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez um apelo para que as pessoas evitem enfrentar as águas durante este período chuvoso. A gravação do chefe do Executivo estadual foi compartilhada nas redes sociais nesta terça-feira (14 de janeiro). Desde o início do atual período chuvoso, em setembro de 2024, até agora, 25 pessoas morreram.
Zema destacou que, do total de mortes, dez "poderiam ter sido evitadas". "Neste verão chuvoso, já perdemos 25 pessoas, e, dessas, 10 foram enfrentar uma enxurrada, foram atravessar uma ponte que já estava com a água em cima. A água é muito perigosa. Não vamos arriscar", afirmou.
O governador ressaltou que um "esforço enorme" está sendo feito junto à Defesa Civil para "salvar vidas". "Às vezes, em um momento de pressa, por não querer alterar o seu dia, a pessoa resolve enfrentar a correnteza e a enxurrada. Vamos ter consciência acima de tudo. Conto com você", pediu Zema.
A segurança de todos é prioridade. Infelizmente, 25 vidas já foram perdidas neste período chuvoso em Minas. Não enfrente as águas! Siga a @defesacivil_mg e, em emergências, vá para um lugar seguro e acione 199 ou 193. Sua vida vale mais! #GovernoPresente pic.twitter.com/DX2fpQywzO
— Romeu Zema (@RomeuZema) January 14, 2025
Em Glaucilândia
Uma das vítimas citadas pelo governador foi um homem de 30 anos, cujos restos mortais foram encontrados por moradores perto do rio Verde, em Glaucilândia, no Norte de Minas, na segunda-feira (13 de janeiro).
A vítima estava desaparecida desde domingo (12 de janeiro), quando foi arrastada pela correnteza ao tentar atravessar uma ponte. O carro foi localizado cerca de 30 metros de onde ele caiu no rio.
Familiares relataram que o homem tentou atravessar a ponte, mesmo com o temporal, devido à necessidade de trabalhar na zona rural, em uma comunidade conhecida como Rio do Sítio.